WeeGet Academy

Cod: ESP032/15   Por

Van Marchetti

Um dos maiores desafios que profissionais de treinamento, RHs das empresas, consultores de educação corporativa e professores de cursos de graduação e pós-graduação encontram é certamente a dificuldade de engajamento e participação do adulto em sala de aula. Mas por que isso acontece? Nas respostas imediatas e sem filtro, temos a falta de tempo para dedicação, o desinteresse pelo tema ou mesmo a rotina do trabalho que não permite ausências mais longas.

Porém, quando buscamos “filtrar” nas entrelinhas dessas respostas, encontramos um universo com razões bem mais profundas. Talvez a falta de motivação oriunda de anos de um ambiente escolar não propício à inspiração. Ou ainda a ausência de uma âncora muito forte de orientação para um real desenvolvimento pessoal e profissional. Enfim, quando alternamos entre o foco no aluno e o foco no papel do Educador – Facilitador, encontramos um “elo perdido” nos processos de ensino – aprendizagem.

E esse “elo perdido” é justamente o que buscamos trazer neste curso. Momentos que visam mergulhar no verdadeiro propósito do professor, trazendo à tona seu papel de instigador da aprendizagem, onde a necessidade de compartilhar seus conhecimentos fica muito latente e a vontade de realizar um trabalho de docência, desenvolvimento e inspiração de pessoas passa a dirigir a construção de cursos e programas de treinamento impactantes – levando o aluno ao protagonismo na aula - orientados realmente à construção de novas habilidades e competências nos participantes.

Partindo do firme propósito do Educador - Facilitador, vamos levá-lo à incrível jornada de transformar seu conhecimento e suas experiências em desenvolvimento de pessoas, através de técnicas práticas e de fácil aplicabilidade para planejar, estruturar e conduzir aulas com excelência e interatividade com os alunos, além de prepará-lo para a realização de avaliações e feedbacks orientados ao crescimento e motivação para novas aprendizagens, garantindo assim o ciclo contínuo do conhecimento transformado em habilidade e, principalmente, motivado à ação, com resultados mais profundos e duradouros.

A quem se destina?

  • Profissionais da área de RH e Treinamento nas empresas;
  • Profissionais que atuam em Educação Corporativa;
  • Professores de cursos de graduação e pós-graduação;
  • Instrutores de treinamentos e cursos livres;
  • Consultores de Treinamento;
  • Pessoas que tenham interesse em atuar como facilitadores de cursos e treinamentos;
  • Demais profissionais que tenham a necessidade de desenvolver novas habilidades para atuar no desenvolvimento de pessoas.

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Conteúdo Programático

Módulo 1 – O Educador - Facilitador:

  • Capítulo 1 – O SER Educador: identificando um professor-facilitador de sucesso;
  • Capítulo 2 – O propósito como o motor do ensino-aprendizagem;
  • Capítulo 3 – O Tema: seu campo de domínio;
  • Capítulo 4 – Liderança engajadora em sala de aula;
  • Capítulo 5 – A andragogia, o construtivismo, e o design thinking na educação.

Exercício Prático – Um mergulho em seu tema.

 

Módulo 2 – O Aluno:

  • Capítulo 1 – O aluno como protagonista de sua própria aprendizagem;
  • Capítulo 2 – Como o cérebro aprende: falando com os dois lados;
  • Capítulo 3 – O adulto na sala de aula: motivos que movem a aprendizagem;
  • Capítulo 4 – Por que as pessoas perdem o interesse e o que fazer para ativar e manter a atenção?
  • Capítulo 5 – Lidando com os diferentes perfis de alunos e as diversas expectativas.

Exercício Prático – Ei, psiu! Entendeu?

 

Módulo 3 – O Plano:

  • Capítulo 1 – Como elaborar um Plano de Aula orientado à prática e à conectividade;
  • Capítulo 2 – Métodos de Aprendizagem que promovem a co-criação do conhecimento;
  • Capítulo 3 – Quais elementos compõem uma ótima aula e como aplicá-los;
  • Capítulo 4 – Utilizando recursos instrucionais para dar vida à sua aula.

Exercício Prático – Caça ao Tesouro.

 

Módulo 4 – A Aula:

  • Capítulo 1 – Gestão Emocional: é a minha primeira aula. E agora?
  • Capítulo 2 – Deixando sua Marca: como conduzir uma aula nota 1000!
  • Capítulo 3 – Mediando conflitos: como lidar com a indisciplina e lapsos de atenção dos alunos;
  • Capítulo 4 – Instigar para extrair o melhor de cada um: é ensinando que se aprende;
  • Capítulo 5 – A gestão dos questionamentos como desdobramento do conhecimento.

Exercício Prático – Praticando o Poder do Mestre.

 

Módulo 5 – A Avaliação:

  • Capítulo 1 – O fechamento com chave de ouro: o gancho para a continuação da jornada;
  • Capítulo 2 – Tipos de Avaliações para mensurar os resultados das aulas;
  • Capítulo 3 – Como aplicar avaliações e feedbacks que realmente motivam a aprendizagem constante.

Exercício Prático – O Portal.


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